Dicas para melhorar a logística na sua loja

Homem segurando uma caixa com uma van de entregas ao fundo representando a logistica em loja de varejo

A logística é uma parte importante de qualquer negócio de varejo. Uma logística eficiente pode melhorar a satisfação do cliente, reduzir custos e aumentar a eficiência geral. Destacamos abaixo algumas dicas para melhorar o desempenho do seu negócio.

1. Definição de logística

Antes de falarmos como melhorar a logística da sua loja, precisamos esclarecer que a expressão “logística”, quando usada de forma ampla, é o segmento da empresa que se ocupa da gestão eficiente de todo o processo que leva um produto do ponto de origem ao ponto de consumo. Isso inclui atividades como transporte, armazenamento de mercadorias, gestão de estoque, embalagem e manuseio de materiais.

Transporte

O transporte refere-se ao movimento de produtos de um lugar para outro. Isso pode envolver uma variedade de meios de transporte, incluindo caminhões, trens, navios ou aviões, e pode incluir o transporte internacional se você estiver importando ou exportando produtos.

Armazenamento de mercadorias

O armazenamento de mercadorias refere-se à manutenção segura e eficiente dos produtos até que sejam necessários para venda ou distribuição. Essa parte abrange a utilização de armazéns ou outros espaços de armazenamento e requer um sistema eficaz para rastrear onde os produtos estão localizados, se há espaço para armazenamento de novos produtos e quando os espaços precisam ser reabastecidos.

💡 Dica: se aprofunde com Operações de armazenagem: teoria e prática | Editora UFPE

Gestão de estoque

A gestão de estoque refere-se ao rastreamento de quais produtos você tem em estoque e em que quantidade. Isso é importante para garantir que você possa atender à demanda dos clientes e evitar a falta ou o excesso de itens.

Embalagem e manuseio de materiais

A embalagem e o manuseio de materiais referem-se à proteção de seus produtos durante o transporte e o armazenamento. A escolha do tipo certo de embalagem para evitar danos ao produto e a utilização de equipamentos adequados para mover produtos pesados ou volumosos são levados em consideração aqui.

2. Planejamento

O planejamento é a base de uma logística bem-sucedida. Veja o que avaliar no planejamento da logística na sua loja:

Previsão de demanda

A previsão de demanda envolve a utilização de dados de vendas e análise de tendências de mercado para prever a demanda futura por seus produtos. Os sistemas de gestão de estoque podem ser programados para ajudar você com esse ponto, com dados sobre vendas de produtos e definição de estoque mínimo e máximo.

Por exemplo, se você sabe que um determinado produto vende mais durante as festas de fim de ano, você pode planejar ter um estoque extra disponível durante esse período. Além disso, a previsão de demanda pode ajudar a evitar a falta e o excesso de estoque, evitando custos desnecessários de armazenamento e possíveis rupturas no estoque e perdas, se os produtos não forem vendidos.

Programação de entregas

Para garantir que os produtos cheguem à sua loja no momento adequado, faça a programação de entregas com fornecedores e transportadoras. Uma programação de entregas pode ajudar a evitar atrasos que possam afetar a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

Se você tem entregas programadas para chegar durante o horário de pico da loja, isso pode causar interrupções e atrasos. Portanto, pode ser mais eficiente programar as entregas para horários mais tranquilos.

3. Automatize o que for possível

A tecnologia atual oferece muitas oportunidades para automatizar processos logísticos, como programas de gerenciamento de estoque e de rastreamento de entregas, lembrando que tais etapas devem ser sempre acompanhadas, analisadas e, claro, administradas pelo profissional responsável, dentro do seu negócio.

Programas de gerenciamento de estoque

Como citado anteriormente, os programas de gerenciamento de estoque podem ajudar a manter o controle e identificar quando é necessário reabastecer. O sistema pode alertá-lo automaticamente quando os níveis de estoque de um produto específico estão baixos. Esses alertas evitam a falta de estoque, vendas perdidas e clientes insatisfeitos.

💡 Leia também: Gestão de estoque eficiente: como garantir o sucesso do seu negócio

Sistemas de rastreamento de entregas

Os sistemas de rastreamento de entregas permitem que você acompanhe as entregas em tempo real, para que possa se antecipar e se adaptar a quaisquer atrasos ou problemas que possam surgir. Se uma entrega está atrasada, a sua equipe pode entrar em contato com o cliente para informá-lo sobre o atraso, diminuindo sua ansiedade e passando a imagem de que sua loja está ciente do problema e fazendo o máximo para resolver o mais breve possível.

4. Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada pode fazer uma grande diferença na eficiência logística. Todos os membros precisam entender claramente seus papéis e responsabilidades.

Entendimento dos papéis

É importante mapear todas as etapas da logística, desde o recebimento dos produtos do fornecedor no seu estoque até a entrega ao consumidor final e quem faz o que em cada passo. Deixe claro quem é responsável pelo recebimento de mercadorias, pela triagem e armazenamento dos produtos no estoque, quem terá a função de levar o produto para a expedição após a compra do cliente e como as entregas serão organizadas nesse último setor. Passe tudo isso para os colaboradores e certifique-se que eles entendam seus papéis em cada ponto.

Treinamento contínuo

O treinamento não deve ser feito apenas uma vez. À medida que novos processos são implementados ou novas tecnologias são introduzidas, a equipe deve ser treinada para se adaptar a essas mudanças. Faça sessões de treinamento regulares para reforçar as práticas existentes e garantir que todos na equipe estejam atualizados.

Treinamento em atendimento ao cliente

A logística não se trata apenas de mover produtos de um lugar para outro. Trata-se de garantir que os clientes recebam seus produtos no prazo e em perfeitas condições. Portanto, o treinamento do atendimento ao cliente também é importante no treinamento logístico. Defina desde como será a comunicação com o cliente, até a forma como tal comunicação será feita e quem tratará de eventuais assuntos que fujam ao esperado. Esteja preparado para se antecipar aos problemas.

5. Revise regularmente

A logística é um campo que está sempre precisando de ajustes. É importante revisar regularmente seus processos e fazer mudanças conforme necessário.

Avaliação regular

A avaliação regular da logística pode ajudar a identificar áreas de melhoria. Analise métricas como o tempo de entrega, a precisão do estoque e a satisfação do cliente. Se você descobrir que um determinado processo está causando atrasos na entrega, pode ser hora de revisar esse processo e procurar maneiras de melhorá-lo.

Aprendizado contínuo

Assim como é importante treinar sua equipe, também é importante que os líderes estejam sempre aprendendo. Se você é um deles, leia livros e conteúdos sobre indústria e logística, participe de eventos e palestras sobre o assunto ou contrate consultores para fornecer uma perspectiva externa.

Conclusão

Melhorar os processos sua loja é muito importante para satisfação do cliente e eficiência operacional. Desde aspectos como transporte, armazenamento e gestão de estoque até o planejamento, automação e treinamento da equipe, cada passo deve ser definido para que tudo funcione bem.

A integração de tecnologias, como programas de gerenciamento de estoque e sistemas de rastreamento de entregas, oferece eficiência, enquanto o treinamento contínuo e revisões regulares garantem adaptação constante às demandas do mercado.

Compartilhe

Quem escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Compartilhe